Publications

Embrapa lança novas publicações em comemoração ao seu 42º aniversário

A Embrapa lança oito novas obras, impressas e digitais, hoje, 12 de maio de 2015, durante as comemorações de seu 42º aniversário, e por ocasião do encontro anual de seus gestores e da entrega dos prêmios Embrapa de Reportagem 2015 e Frederico de Menezes Veiga 2015, que acontecem, pela manhã, no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF).

No formato impresso, destacam-se Direito Ambiental – volume 2; Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras; Sorgo: o produtor pergunta, a Embrapa responde; e Caju: o produtor pergunta, a Embrapa responde. No formato digital (em ePub), serão apresentadas ao público participante do encontro as seguintes obras: Genetic improvement of alfafa; Cultivo in vitro de plantas; Identificação e controle de doenças na cultura do milho; e Feijão: o produtor pergunta, a Embrapa responde. As obras em lançamento resultam da parceria editorial da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) com vários centros de pesquisa da Empresa.

Com 1.257 páginas, o volume 2 da Coleção Direito Ambiental é fruto do esforço coletivo de diversos pesquisadores da Embrapa e de outras instituições públicas (entre elas universidades) e tem como foco os direitos fundamentais assegurados pela Constituição de 1988 e sua relação com o Direito Ambiental. O livro se divide em duas seções (Direitos Fundamentais e Direito Ambiental, e Direitos Sociais e Direitos Ambiental) e é composto por 26 partes, com diversos capítulos em cada uma delas.

A obra tem como editores técnicos responsáveis o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alexandre Rossi; o físico Sílvio Crestana, ex-presidente da Embrapa e pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), e Elisabete Gabriela Castellano, do Centro Universitário Central Paulista (Unicep) de São Carlos. A publicação é resultado da parceria editorial da Embrapa Informação Tecnológica com as Unidades Descentralizadas Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP).

Coleção 500 Perguntas 500 Respostas

Destinada a oferecer conteúdos que possibilitem o atendimento de demandas de agricultores e de técnicos da assistência técnica e extensão rural (Ater), a Coleção 500 Perguntas 500 Respostas — o produtor pergunta, a Embrapa responde, incorpora dois novos títulos: a 2ª edição revista e atualizada sobre caju, assim como a 1ª edição de título sobre sorgo.

Passados 17 anos da publicação da 1ª edição do título sobre caju, período durante o qual houve grandes e significativos avanços tecnológicos nessa cultura, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) lança agora a sua 2ª edição, com o objetivo de oferecer ao leitor um conjunto de informações atualizadas, indispensáveis para a tomada de decisões e para a gestão e operacionalização dessa importante atividade econômica e social.

Com 252 páginas, a obra preserva informações da 1ª edição e incorpora novas perguntas sobre tecnologias e processos, algumas delas sugeridas por leitores por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC). O conteúdo da publicação é de autoria de pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Mossoró (RN), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

Também resultante do esforço conjunto da Embrapa com outras instituições públicas, tais como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o título Sorgo: o produtor pergunta, a Embrapa responde, editado em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), reúne informações mais recentes sobre a cultura do sorgo e sua cadeia produtiva, bem como sobre fatores que afetam seu desenvolvimento e crescimento no campo. O objetivo da publicação é facilitar a adoção de tecnologias capazes de promover a produtividade e o uso dessa cultura de modo sustentável.

Obras em ePub

Com o lançamento de quatro novas publicações no formato ePub, a Embrapa amplia para 96 o total de obras que compõem o seu acervo digital. Desse total, 66 publicações são comercializadas no site da Livraria Embrapa, e 30 estão disponíveis para acesso gratuito no site www.embrapa.br/mais500p500r.

FONTE: Embrapa Informação Tecnológica


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina