Solar
Fundação Abrigo São Lucas ganha sistema de energia solar
Friday, 21 de July de 2017

A Fundação Abrigo São Lucas, instituição filantrópica que há mais 25 anos promove o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade social, foi contemplada com a instalação de placas solares fotovoltaicas, através da Campanha Sol para Todos, realizada pelo Instituto Piauí Solar (IPS) e Grupo Interdisciplinar de pesquisa em energia solar (GIPES), que tem como objetivo arrecadar fundos para a implementação de sistemas de energia solar para instituições filantrópicas públicas ou particulares do estado.
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí é composto por pesquisadores do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí. Em abril de 2016, através de uma consulta pública na internet, o Grupo e o Instituto Solar do Piauí definiram o apoio a uma entidade filantrópica, e o Abrigo São Lucas foi vencedor com cerca de 23% dos votos.
Além de arrecadação on-line, através da plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding), o Abrigo também realizou feijoadas, bingos, sorteios e diversas ações sociais para ajudar na arrecadação de fundos para a implementação do sistema.
“Estamos muito felizes com a implementação desse sistema no nosso abrigo. Com a instalação do sistema, o abrigo terá abatimento na conta de luz e poderá reinvestir os recursos economizados em outras atividades e para suprir outras necessidades”, disse a diretora do Abrigo São Lucas, Liliane Alves da Costa.
Segundo o professor Albemerc Moura, que faz parte do GIPES, a instalação do sistema irá proporcionar desconto na conta de energia da instituição, gerando uma economia mensal de R$ 400. “Esse é o grande impacto desse sistema para a instituição, uma economia permanente da 'conta de luz', que representa uma das principais despesas do abrigo”, declarou.
A Fundação Abrigo São Lucas abriga 62 idosos, sendo 28 mulheres, de 60 a 104 anos, e 34 homens, de 60 a 90 anos. Em seu quadro conta com 19 funcionários contratados, além dos voluntários em diversas áreas.
Notícias Relacionadas
Usina solar pode mudar perfil de Tauá4,4 mil placas fotovoltaicas para município que vive da agricultura
Alemanha e França reduzem subsídios para energia solar Energias renováveis vão iluminar aldeias de AngolaEnergias solar e eólica serão desenvolvidas
Pesquisadores da Unicamp criam conversor nacionalProtótipo permite conexão de painéis solares à rede elétrica brasileira
Professor da Esalq cria destilador de água a energia solar economicamente viávelProtótipo destila até 3,3 litros de água ao dia a um custo 20 vezes menor
Ver todas as notícias sobre Solar