Solar

Fundação Abrigo São Lucas ganha sistema de energia solar

Friday, 21 de July de 2017

Fundação Abrigo São Lucas ganha sistema de energia solar

A Fundação Abrigo São Lucas, instituição filantrópica que há mais 25 anos promove o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade social, foi contemplada com a instalação de placas solares fotovoltaicas, através da Campanha Sol para Todos, realizada pelo Instituto Piauí Solar (IPS) e Grupo Interdisciplinar de pesquisa em energia solar (GIPES), que tem como objetivo arrecadar fundos para a implementação de sistemas de energia solar para instituições filantrópicas públicas ou particulares do estado.

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí é composto por pesquisadores do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí. Em abril de 2016, através de uma consulta pública na internet, o Grupo e o Instituto Solar do Piauí definiram o apoio a uma entidade filantrópica, e o Abrigo São Lucas foi vencedor com cerca de 23% dos votos.
Além de arrecadação on-line, através da plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding), o Abrigo também realizou feijoadas, bingos, sorteios e diversas ações sociais para ajudar na arrecadação de fundos para a implementação do sistema.

“Estamos muito felizes com a implementação desse sistema no nosso abrigo. Com a instalação do sistema, o abrigo terá abatimento na conta de luz e poderá reinvestir os recursos economizados em outras atividades e para suprir outras necessidades”, disse a diretora do Abrigo São Lucas, Liliane Alves da Costa.
Segundo o professor Albemerc Moura, que faz parte do GIPES, a instalação do sistema irá proporcionar desconto na conta de energia da instituição, gerando uma economia mensal de R$ 400. “Esse é o grande impacto desse sistema para a instituição, uma economia permanente da 'conta de luz', que representa uma das principais despesas do abrigo”, declarou.

A Fundação Abrigo São Lucas abriga 62 idosos, sendo 28 mulheres, de 60 a 104 anos, e 34 homens, de 60 a 90 anos. Em seu quadro conta com 19 funcionários contratados, além dos voluntários em diversas áreas.



Marcadores: