Solar

Projeto de geração solar em flutuadores já funciona

Saturday, 19 de March de 2016

Projeto de geração solar em flutuadores já funciona

Está funcionando na Usina Hidrelétrica Sobradinho, no Amazonas, o projeto de pesquisa e desenvolvimento para exploração de energia solar com uso de flutuadores.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias, o representante da empresa Sunlution, executora do projeto, Orestes Gonçalves, e o idealizador dos flutuadores, Bernard Prouvost, da empresa francesa Ciel et Terre, além de outras autoridades e profissionais do setor elétrico estiveram presentes à solenidade que marcou o início da operação do sistema que consistirá de flutuadores com placas solares em área de 50 mil metros quadrados, equivalente a cinco campos de futebol.

O sistema irá gerar 5 MW e após os estudos, que deverão ser concluídos em 2019, o sistema poderá ser ampliado para 200 a 300 MW. O modelo, sendo viável poderá ser aplicado em até seis hidrelétricas no São Francisco. “Caso os estudos sejam positivos, e a inovação testada, vamos expandir o modelo que tem forte possibilidade de crescimento no Brasil”, afirmou o ministro Braga. As universidades federais do Amazonas e de Pernambuco são parceiras no projeto.



Marcadores: