Solar

Cemig firma parceria na capacitação de mão de obra fotovoltaica

Monday, 07 de July de 2014

Cemig firma parceria na capacitação de mão de obra fotovoltaica

Alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental de quatro universidades do interior de Minas Gerais – as Universidades Federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Lavras (Ufla), o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – poderão aprender, na prática, sobre o processo de geração de energia solar, por meio de usinas fotovoltaicas experimentais.

Para a implantação desse projeto, a Cemig celebrou um convênio de cooperação técnica com as universidades. A empresa doará mil painéis fotovoltaicos e fornecerá treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas. As instituições de ensino ficarão responsáveis pelos custos de transporte e demais equipamentos, como cabos, conexões e inversores.

De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, Marco Aurélio Dumont Porto, as usinas solares experimentais terão uma potência instalada de 13 kWp e serão utilizadas como laboratório, com interesse exclusivamente acadêmico, de apoio e aprendizado prático. “O principal objetivo é disseminar tecnologias inovadoras e conscientizar os estudantes sobre a necessidade de expansão da oferta de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis”, destaca.

Ainda segundo o gerente, as usinas experimentais irão gerar conhecimento científico sobre os impactos de inserção da energia solar no sistema elétrico e sobre geração distribuída, micro e minigeração integradas à arquitetura das edificações. Ele também ressalta a capacitação de profissionais altamente especializados como um importante resultado.



Marcadores: