Solar

Intersolar South America estreia em S. Paulo

Saturday, 17 de August de 2013

Intersolar South America estreia em S. Paulo

Pela primeira vez a Intersolar South America terá lugar em S. Paulo, de 18 a 20 de setembro. A exposição especializada, com conferência associada, será realizada anualmente, a partir de 2013, no Expo Center Norte, após o lançamento bem-sucedido da conferência Intersolar South America Summit em 2012.

O evento conta com mais de 150 expositores internacionais, que apresentarão o que há de mais avançado no setor da energia fotovoltaica, tecnologia de produção FV, armazenamento de energia e tecnologias solares térmicas, em uma área de exposição de 7.000 metros quadrados.

Para a conferência Intersolar South America deste ano, espera-se cerca de 60 palestrantes e 600 participantes. Este evento, que terá duração de três dias, vai abordar as tendências atuais nos mercados globais, nacionais e regionais, bem como dos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de energia fotovoltaica e solar térmica.

O objetivo da exposição e conferência é fomentar o crescimento do mercado na América do Sul e criar uma rede global de contatos para a indústria solar. A troca de experiências com especialistas no local ocupa, como em todos eventos da Intersolar, um lugar de destaque na conferência – de acordo com o lema “Connecting Solar Business”.

O evento apresentará o mercado solar internacional, com destaque para o mercado sul-americano. O mercado fotovoltaico da América do Sul, e em particular o brasileiro, estão atualmente entre os mercados futuros mais empolgantes.

Em 2012, o Governo brasileiro e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deram passos importantes para a ampliação da energia fotovoltaica conectada à rede elétrica pública. Segundo a ANEEL, os pedidos para projetos de instalações fotovoltaicas no Brasil ascenderam, até o final de 2012, a um volume total de cerca de um gigawatt (1 GW).

O evento proporciona a todos os profissionais do setor solar uma plataforma ideal para estabelecer contatos e para a coleta de informações sobre os mais recentes desenvolvimentos de mercado, métodos de produção eficientes, bem como de financiamento e planejamento de projetos.

O abastecimento de energia elétrica na América do Sul

O mercado solar sul-americano é, entretanto, um dos mais fascinantes mercados em crescimento do mundo. Muitos países na América do Sul registram, sobretudo devido ao desenvolvimento industrial, um aumento significativo do consumo energético de até 30 por cento por ano. Além disso, muitas nações - como o Brasil - estão prestes a alcançar a chamada “paridade de rede”, ou seja, o momento em que o energia solar pode ser gerada de forma tão econômica quanto a corrente disponível no mercado livre. Esses desenvolvimentos criam novos mercados de crescimento e oportunidades atrativas para investimentos.

No ano em curso, já foram aprovados no Chile projetos solares com um total de 4 gigawatts (GW) e outros 2,2 GW estão atualmente em avaliação final.

No Peru, em julho de 2013, foi lançado um programa do Ministério de Minas e Energia (Ministerio de Energía y Minas del Perú) para a eletrificação com energia solar FV em áreas fora da rede. Desta forma, até o final de 2016, devem ser abastecidos com energia elétrica solar dois milhões de peruanos.

No México está sendo construída a maior usina solar fotovoltaica da América Latina em Baja California Sur, com uma capacidade nominal de 30 megawatts (MW). O México quer alcançar até 2020, no total, uma quota de 35 por cento de energias renováveis no mix energético.

Embora em ascensão, os mercados da América do Sul também enfrentam desafios significativos, especialmente o estabelecimento de um quadro político, jurídico e financeiro claro para o desenvolvimento da energia solar.

Neste contexto, a Intersolar South America oferece uma plataforma ideal para que companhias internacionais da indústria solar possam apresentar suas tecnologias inovadoras e se informar sobre os mais recentes avanços tecnológicos no mercado solar sul-americano.

Exposição e conferência oferecem a representantes de empresas, pesquisadores e políticos sul-americanos uma oportunidade única para uma percepção aprofundada dos tópicos centrais de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, armazenamento de energia e tecnologias solares térmicas. Os profissionais do setor solar encontram uma plataforma ideal para estabelecer contatos e para a coleta de informações sobre os mais recentes desenvolvimentos de mercado, métodos de produção eficientes, bem como de financiamento e planejamento de projetos.

Sobre a Intersolar

Com cerca de 3.000 expositores e 100.000 visitantes em quatro continentes, a Intersolar é a principal série de exposições do mundo do setor de energia solar e de seus parceiros. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no fornecimento de energia.

A longa história de exposições e conferências internacionais da Intersolar tem mais de 20 anos. A principal série de exposições do mundo do setor de energia solar inclui a Intersolar North America em São Francisco, a Intersolar India em Mumbai e a Intersolar China em Pequim. A maior exposição do mundo no setor de energia solar é a Intersolar Europe em Munique.

A Intersolar South America será o quinto evento da série, organizada pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo, como co-organizadora.



Marcadores: