Solar

Avião movido a energia solar vai atravessar os EUA

Thursday, 04 de April de 2013

Avião movido a energia solar vai atravessar os EUA

O avião experimental suíço Solar Impulse, cujos motores elétricos são exclusivamente alimentados com energia solar, está pronto para atravessar os Estados Unidos de oeste para leste, informaram seus criadores.

"Estamos agora prontos para voar através dos Estados Unidos", declarou o coautor do projeto André Borschberg durante durante entrevista em Mountain View, na Califórnia.

Após vários voos de teste, o Solar Impulse deve partir de San Francisco rumo a Nova York no próximo dia 1º de maio, confirmou Borschberg.

A travessia será realizada em cinco etapas por motivos de segurança, disse o cocriador, acrescentando que o avião pode, tecnicamente, completar o voo sem escalas, mas o problema é o piloto.

O trajeto sem escalas exigiria ao menos três dias, a uma velocidade de cruzeiro de 70 quilômetros por hora do Solar Impulse. "Estamos limitados a voar no máximo 24 horas" devido à presença de apenas um piloto, destacou Borschberg, que guiará o avião em revezamento com Bertrand Piccard, o outro autor do projeto.

O Solar Impulse pesa apenas 1.600 quilos, mas tem a envergadura de 63,40 metros, equivalente à de um Boeing 747.

A primeira etapa será Phoenix (Arizona), seguida por Dallas Fort Worth (Texas), Atlanta (Geórgia), Nashville (Tennessee) ou St Louis (Missouri). A etapa final levará o Solar Impulse ao aeroporto de Dulles, na região de Washington, em meados de junho, antes do voo para Nova York, em julho.

O avião ficará entre uma semana e dez dias em cada cidade para a visitação do público. O projeto, lançado há dez anos, realizou seu primeiro voo em junho de 2009.



Marcadores: