Florestas

FAO divulga novas diretrizes para monitoramento dos recursos florestais

Saturday, 05 de August de 2017

FAO divulga novas diretrizes para monitoramento dos recursos florestais

 A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou em julho (26) novas diretrizes para ajudar os países a monitorar e preservar seus recursos florestais. Recomendações estão reunidas em um guia de boas práticas, selecionadas para orientar a implementação de programas nacionais de controle das florestas.

“A demanda por dados confiáveis, atualizados e diversificados sobre florestas e por uma capacidade analítica mais forte a nível nacional cresceu significativamente nos últimos anos”, explica a diretora da Divisão de Economia, Política e Produtos Florestais da FAO, Eva Muller.

“Compreender os recursos florestais e como eles mudam é essencial para se abordar as mudanças climáticas e se progredir na pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)”, acrescentou.

Lacuna de informação

Em 2010, apenas 45 países em todo o mundo foram capazes de avaliar mudanças na área e nas características de ecossistemas através de sistemas de monitoramento e catalogação de florestas nacionais. Segundo a FAO, o cenário sugere uma séria lacuna de informação. Além disso, é provável que os dados coletados estejam incompletos, aponta a agência da ONU.

Segundo Eva Muller, o objetivo das novas diretrizes é sanar essa falta de conhecimento sobre o estado das florestas. Para isso, o organismo internacional se baseou em experiências de seus países-membros e também nos programas que a própria agência lidera.



Marcadores: