Economia verde

Fujisawa, a incrível cidade inteligente e sustentável

Sunday, 25 de September de 2016

Fujisawa, a incrível cidade inteligente e sustentável

Nesta cidade do futuro que começa a nascer a 50 km de Tóquio, todos os tetos das casas são feitos de grandes placas de células fotovoltaicas, para captação da energia solar. Baterias especiais e de última geração armazenam essa energia para o consumo diário de cada residência e para os dias em que a luz solar for escassa.

Nessa cidade, cada família gastará menos de 30% do que gasta hoje em energia elétrica convencional. As emissões de dióxido de carbono (CO2) cairão em cerca de 70%. Em lugar de bombas de gasolina, a cidade terá postos de recarga elétrica para automóveis e bicicletas elétricas.

Assisti a dois documentários sobre Fujisawa, cujo núcleo inicial foi inaugurado em 27 de novembro de 2014. A cidade está sendo construída pelo consórcio Fujisawa SST (Fujisawa Sustainable Smart Town), liderado pela Panasonic Corp.

O projeto, localizado numa área de 19 hectares (algo como 19 quarteirões quadrados), ocupa um terreno onde existia uma antiga fábrica da Panasonic. Com um custo total de 60 bilhões de ienes (pouco mais de US$ 600 milhões) a cidade irá contar com uma população de 3.000 habitantes que ocuparão as primeiras mil habitações previstas.

Ethevaldo Siqueira



Marcadores: