Economia verde

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no Brasil e no Mundo

Monday, 04 de June de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no Brasil e no Mundo

Do plenário do Senado Federal às ruas do Rio de Janeiro, já começaram as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), dia 5 de junho e que em 2012 será sediado pelo Brasil. Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 deverá engajar pessoas ao redor do mundo em milhares de atividades ambientais.
Na corrida para a Rio+20, o Dia Mundial do Meio Ambiente irá promover o papel ativo de comunidades ao redor do mundo na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono.
Cerca de uma semana após o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a cúpula Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Da Argélia a Auckland, cerca de oito mil atividades agendadas para o dia 5 de junho já foram cadastradas no site www.unep.org/wed por participantes do Dia Mundial do Meio Ambiente ao redor do mundo. As atividades do WED 2012 estão cadastradas no site www.unep.org/portuguese/wed - que ainda pode receber mais atividades verdes para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
No dia 6 de junho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também lança o Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5). Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, o GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. Na rota até a Rio+20, o GEO-5 irá avaliar o estado do meio ambiente global e acompanhar o progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade.

Destaques da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 no Brasil:

4 de Junho de 2012

Desafio do WED de Plantio de Árvores com Gisele Bündchen
Green Nation Fest, Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, plantará a primeira das 50 mil novas árvores que serão símbolo do Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento marca a conclusão do Desafio do WED do ano passado, quando a supermodel competiu com o ator americano e também Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Don Cheadle, para incentivar a participação global no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a vitória da modelo brasileira no Desafio do WED, uma nova floresta será plantada em seu país. Imediatamente após o ato simbólico, Gisele se unirá à Izabella Teixeira, Ministra de Meio Ambiente do Brasil, ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e ao Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, para uma coletiva para a imprensa e estudantes.

Lançamento do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego
13h, Coppe-UFRJ
Achim Steiner, Diretor-Executivo do PNUMA, , participará da mesa-redonda de lançamento do Instituto.

Prêmio Campeões da Terra do PNUMA
Cerimônia de entrega do prêmio: 20:00-00:00, Salões Cristal, Palm e Galeria, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro
O emblemático prêmio ambiental da ONU será apresentado em conjuto com o WED pela primeira vez este ano. O prêmio Campeões da Terra reconhece líderes nos campos da política, ciência, empreendedorismo e lideranças de base. Este ano, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, irá fazer a entrega dos prêmios aos Campeões da Terra 2012, ao lado do Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner..

5 de Junho de 2012
Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio Presidencial
11:00, Palácio do Planalto, Brasilia
A Presidente Dilma Rousseff apresentará um pacote nacional de medidas ambientais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma sessão especial da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 acontecerá logo em seguida ao anúncio.

6 de Junho de 2012
Lançamento mundial do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) do PNUMA
Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro
O GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. O estudo, que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro, fornece uma análise aprofundada sobre o estado ambiental global e inclui contribuições de aproximadamente 300 especialistas de todo o mundo. O GEO-5 também irá revelar o nosso progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade. Lançamentos paralelos acontecerão em diversas localidades ao redor do globo. Mais informações sobre o GEO-5 em www.unep.org/geo

Mapa interativo com as atividades globais do Dia Mundial do Meio Ambiente no endereço: http://www.unep.org/wed/aroundtheworld/activitymap/



Marcadores: