Clima

Acordo de Paris já pode entrar em vigor

Wednesday, 05 de October de 2016

Acordo de Paris já pode entrar em vigor

A ONU elogiou hoje as nações por agirem para fazer o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas entrar em vigor rapidamente.

“Em todos os lugares este é um momento verdadeiramente histórico. Foram atingidos os dois limiares necessários para o Acordo de Paris se tornar realidade legal agora,” disse Patricia Espinosa, a Secretária Executiva da UNFCCC.

“A velocidade com que os países permitiram a entrada em vigor do Acordo de Paris não tem precedentes na história recente de acordos internacionais e é uma confirmação poderosa das nações da importância de combater as mudanças climáticas”, disse Espinosa.

O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon divulgou uma declaração, pouco antes de o limite para a ratificação ter sido atingido dizendo: "O forte apoio internacional à entrada emm vigor do Acordo de Paris comprova a urgência de agir, e reflete o consenso dos governos de que uma cooperação global robusta é essencial para enfrentar o desafio climático." Isto inclui os emissores maiores e menores, os mais ricos e as nações mais vulneráveis.

O Acordo de Paris foi adotado em Paris, França, durante a Conferência do Clima em dezembro de 2015. Para entrar em vigor, era preciso que pelo menos 55 países, responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais de gases de efeito estufa, ratificassem o Acordo, que entrará agora em vigor em 30 dias.

Dado que a contagem regressiva para entrada em vigor foi iniciada agora formalmente, o anúncio formal acontecerá na próxima Conferência anual do clima, conhecida como COP22, em Marrakesh, Marrocos, em novembro. Serão anunciadas datas precisas nos próximos dias.

Uma lista dos países que ratificaram o Acordo de Paris, e outras informações relacionadas, podem ser encontrados no endereço http://unfccc.int/paris_agreement/items/9444.php
 

Tradução de parte do press release da UNFCCC pela equipe Webioenergias



Marcadores: