Biomassa

Professora da Unicamp organiza livro com soluções inovadoras em bioenergia

Saturday, 11 de July de 2015

Professora da Unicamp organiza livro com soluções inovadoras em bioenergia

“O livro tem como foco processos envolvendo fluido-sólido e gerenciamento de energia renovável, dando ênfase a aplicações com biomassas. A proposta, nos diferentes capítulos, é mostrar a cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria-prima até a produção de energia (sólida, líquida ou gasosa), a partir de novas fontes energéticas”, informa Katia Tannous.

“A obra é destinada a profissionais que querem melhorar sua compreensão na inovação de processos químicos (pequena e grande escala) e de desenvolvimento sustentável com redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, bem como a redução de resíduos agrícolas, industriais e urbanos”, acrescenta a professora.

Segundo a organizadora do livro, os autores dos capítulos são profissionais da área que conheceu em congressos internacionais, colegas brasileiros que trabalham com biomassa e de um grupo do Canadá com o qual mantém colaboração desde 2010, quando fez seu pós-doutorado na The University of British Columbia.

“A oportunidade para esta publicação veio através de um colega da IGI-Global, que editou dois livros meus, específicos sobre educação. Eles arcaram com a impressão, mas toda a dinâmica de confecção – escopo do livro, contatos com os autores, seleção e adequação dos textos – foi de minha responsabilidade. Foi um ano e meio de muito trabalho, mas compensador quando se tem o respaldo e respeito profissional de uma editora internacional.”

Atentando para a ameaça de esgotamento dos recursos naturais, devido à alta demanda de energia, o livro oferece uma mostra do esforço realizado por pesquisadores ao redor do mundo para viabilizar métodos sustentáveis de geração. Além de pesquisa fenomenológica, experimental e teórica, o livro também traz critérios de mercado e modelos de negócios relativos ao desenvolvimento de plantas químicas e de energia de pequena e grande escala. Acadêmicos, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia encontrarão nesta obra uma fonte importante para promover seus próprios conhecimentos e apurar suas pesquisas.

Unicamp



Marcadores: