Biogás

'Usina verde' será instalada em São Bernardo

Tuesday, 01 de March de 2011

'Usina verde' será instalada em São Bernardo

O município de São Bernardo do Campo deu o primeiro passo para a instalação de uma usina de recuperação energética, conhecida como "usina verde".

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) liberou nesta semana um termo de referência para o licenciamento da unidade, com previsão de ser instalada em 2012, em área localizada no antigo lixão do bairro Alvarenga.

O local, orçado em R$ 200 milhões por meio de PPP (parceria público-privada), deverá produzir cerca de 30 Mwh por meio da transformação do lixo. Segundo os cálculos da Prefeitura de São Bernardo, a quantia a ser produzida é suficiente para abastecer uma cidade de até 300 mil habitantes.

"O parecer da Cetesb apresenta todo o modelo tecnológico e a eficiência ambiental, bem como todos os parâmetros de controle e segurança que a usina precisará oferecer. Também fica evidente a preocupação da prefeitura com a emissão de efluentes e todos os impactos ambientais que terão de ser realizados juntamente com esse processo", aponta Alfredo Buso, secretário de Planejamento Urbano do município.

Por ano, a cidade gasta, aproximadamente, R$ 14 milhões dos cofres públicos para a destinação do lixo produzido, cerca de 650 toneladas por dia; todo o material é enviado ao aterro Lara, na vizinha Mauá, que também recebe detritos de seis das sete cidades do ABCDMRR (apenas Santo André possui aterro próprio).

Com a criação da "usina verde", a intenção do município é reaproveitar o lixo, por meio de reciclagem, além de reaproveitamento de energia após o processo de incineração do material recolhido.

 Agência Bom Dia



Marcadores: