Biogás

Inmetro credencia laboratório de biogás

Friday, 10 de June de 2016

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aprovou o funcionamento do laboratório do CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás) na norma ISO 17025, fazendo com que ele se torne o primeiro do Brasil a atender rigorosos critérios exigidos mundialmente.

O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho com 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.

Os ensaios realizados pelo laboratório são importantes para que proprietários rurais e empresas saibam a quantidade e a qualidade dos seus dejetos de animais ou resíduos da agricultura para a produção de biogás e consequente geração de energia elétrica, térmica e veicular.

“Esta acreditação dá ainda mais confiança aos resultados, já que todos os processos e procedimentos são padronizados seguindo uma excelência mundial”, assegura o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Eduardo Trindade. Para isso, o CIBiogás preparou-se desde 2012, modificando a estrutura do local, capacitando os colaboradores e aperfeiçoando uma série de processos. Desde essa data, com o apoio da Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu, da Embrapa e da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (BOKU), na Áustria, o laboratório segue rigorosos padrões de qualidade em análises da produção do biogás.



Marcadores: