Bioeletricidade
Bioenergia terá evento exclusivo na 23ª Fenasucro & Agrocana
Friday, 07 de August de 2015

A cogeração de energia limpa por meio do bagaço e da palha da cana-de-açúcar é um dos principais destaques da 23ª edição da Fenasucro & Agrocana, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Sertãozinho, interior paulista. Atualmente em evidência, a bioenergia ganhou um setor dedicado na maior feira sucroenergética mundial por se tratar, segundo os organizadores do evento, de um novo viés para a retomada deste setor.
A importância do tema trouxe à Feira o V Seminário CEISE Br/Unica sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015). Realizado na Fenasucro & Agrocana pela primeira vez, o evento recebeu neste ano a chancela da UNESCO – que está comemorando em 2015 o Ano Internacional da Luz – marcando a relevância do seminário na difusão de informação sobre a utilização de energia limpa em todo mundo.
Marcado para o dia 26 de agosto, no Espaço de Conferências da Fenasucro & Agrocana, o Seminário CEISE Br/Unica (Bioenergy Conference 2015) discutirá como o uso da biomassa para produção de energia está mudando o panorama do agronegócio brasileiro, além de ser uma das alternativas para a escassez de energia gerada por hidrelétricas e outros combustíveis fósseis como o petróleo.
Aliado a isso, as limitações na oferta de energia e o aumento no consumo nacional estão abrindo um campo gigante para o uso de resíduos de culturas agrícolas e florestais para geração de energia. “Tratar de bioeletricidade dentro da Fenasucro & Agrocana, de forma técnica, agrega ainda mais valor aos produtos e serviços que as empresas deste segmento estarão expondo durante a feira. Mais do que conhecer e/ou adquirir produtos ou serviços, é preciso entender a importância de uma fonte energética verde, ou seja, ambientalmente sustentável para o país”, afirma o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho.
Segundo estudo, divulgado em abril deste ano pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, do Ministério de Minas e Energia, a oferta de energia renovável no Brasil crescerá entre 35% e 40% nos próximos anos. Ainda segundo o Ministério, a energia gerada pela cana-de-açúcar já ocupa a terceira maior fonte de energia na matriz energética do Brasil.
Focado nesta demanda, o Seminário levará para a Fenasucro & Agrocana uma grade de programação que apresentará alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia, assim como mostrar os avanços tecnológicos e científicos, além de analisar os cenários prospectivos da biomassa energética.
“O Brasil tem um grande potencial de expansão para a biomassa. Tecnologias em máquinas e equipamentos estão sendo implantadas e evoluindo a cada ano”, afirma o Coordenador do Bioenergy Conference, Clóvis Rech.
Zilmar de Souza, responsável pela área de bioeletricidade da UNICA aponta o elevado nível de discussão gerado durante o Seminário, promovendo a troca de conhecimentos. “Tenho certeza que esta edição será uma ótima oportunidade para debatermos o futuro da bioeletricidade com representantes dos governos federal e do estado de São Paulo que estarão no evento, além dos grandes especialistas no tema bioeletricidade que também já confirmaram presença”, destaca Souza.
O Gerente Geral da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, reforça a importância da bioenergia e o potencial do setor em oferecer energia limpa procedente do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. “Atualmente, a biomassa da cana representa 7% da matriz energética brasileira, no entanto o setor sucroenergético poderia elevar ainda mais essa participação. Hoje, por exemplo, temos uma Itaipu e meia parada, que poderia gerar este tipo de energia no país. Não temos dúvidas que a biomassa da cana-de-açúcar é uma importante matéria prima para gerar energia limpa, barata e, principalmente, renovável. Além disso, a geração de bioenergia é um forte viés para a retomada do setor sucroenergético”, aponta Montabone. “Nosso setor tem plenas condições de fornecer energia limpa e mais barata em larga escala, contribuindo como alternativa ao abastecimento elétrico proveniente de fonte hídrica – hoje em crise, mas para isso necessita de um reconhecimento maior e de investimentos para se tornar uma realidade permanente e competitiva”, acrescenta Tonielo Filho.
Sobre a Fenasucro & Agrocana 2015
A 23ª edição da Fenasucro & Agrocana acontecerá de 25 a 28 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. Integrando o calendário mundial de eventos de energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 50 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes/compradores.
Com foco em negócios, a Fenasucro & Agrocana estará dividida em cinco grandes setores: Agrícola, Fornecedores Industriais (pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais), Processos Industriais (vitrine do que há de mais moderno em tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para a indústria), Transporte e Logística e Energia.
Fenasucro & Agrocana - assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas
Cogen quer viabilizar 1 mil MW por ano de bioeletricidadeBiomassa da cana é principal fonte
Térmicas 'flex' darão maior segurança ao sistema elétricoOutro efeito será reduzir emissões de GEE
CPFL Energia fecha parceria com mais três usinas de biomassaEmpresa busca aumentar geração por fontes renováveis
Setor sucroenergético registra 55 projetos para Leilão de Energia de ReservaBagaço de cana, resíduo da produção de açúcar e etanol, é usado para gerar energia
Crescimento econômico eleva consumo de energia em quase 10% Ver todas as notícias sobre Bioeletricidade