Biocombustíveis

Ethanol Summit 2011: baixo carbono

Saturday, 11 de June de 2011

Ethanol Summit 2011: baixo carbono

A terceira edição de um dos principais eventos do mundo dedicados às fontes energéticas renováveis, com foco especial no etanol e outros derivados da cana-de-açúcar, começa nesta segunda-feira, 6 de junho, em São Paulo, .no Grand Hyatt Hotel. É o  Ethanol Summit 2011, evento criado em 2007 e realizado a cada dois anos pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O tema central adotado este ano, “Soluções para a economia de baixo carbono,” dá a medida do que será o conteúdo do evento. “Vamos ampliar ainda mais o debate, trazendo para a discussão a variedade crescente de derivados da cana que contribuem diretamente para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, fazendo da cana-de-açúcar e do etanol ferramentas cada vez mais importantes para a chamada economia de baixo carbono,” explica o presidente da Unica, Marcos Jank

Como nas primeiras duas edições, em 2007 e 2009, o evento vai reunir  os principais empresários, especialistas, investidores, representantes de ONGs e autoridades governamentais, brasileiras e de outros países, com atuação relevante para o setor sucroenergético brasileiro e global. Mais de 1000 pessoas são esperadas para cada um dos dois dias do evento, que contará ainda com cerca de 120 palestrantes em quatro plenárias, 15 painéis, duas grandes cerimônias, além de reuniões e eventos paralelos.

A Scania confirmou sua participação este ano como uma das patrocinadoras oficiais do evento. A empresa desenvolveu e fabrica caminhões e ônibus para aplicação urbana movidos a etanol desde o fim da década de 1980. Atualmente, mais de 800 ônibus Scania a etanol rodam por cidades européias, principalmente na capital sueca, Estocolmo, que assumiu o compromisso de ter a metade do transporte de passageiros de sua região central realizada com combustíveis de fonte renovável até 2012. As primeiras 50 unidades fabricadas no Brasil vão estrear nas ruas de São Paulo a partir de maio deste ano.

O Ethanol Summit 2011 também tem confirmados os patrocínios da empresa americana de biotecnologia Amyris, uma das pioneiras no desenvolvimento de hidrocarbonetos como gasolina, querosene de aviação e diesel a partir da cana-de-açúcar; da BP, a primeira empresa de petróleo no mundo a investir na produção de etanol; da divisão de motocicletas da Honda, pioneira mundial no desenvolvimento e produção de motocicletas flex-fuel; e da Total, gigante francesa do petróleo que anunciou, em dezembro de 2010, sua intenção de investir na produção de etanol no Brasil.

“O Brasil assumiu um papel de protagonista nas discussões mundiais sobre alternativas energéticas. E a UNICA vem fazendo um trabalho sistemático de conscientização e divulgação sobre as energias renováveis. As novas tecnologias e aplicações disponíveis podem beneficiar tanto países desenvolvidos quanto os emergentes, porque a questão energética afeta todo o planeta”, observa Marcos Jank, e completa: “O Ethanol Summit é o canal de disseminação global tanto dos resultados expressivos atingidos no Brasil quanto das perspectivas para que esse sucesso se repita em outras partes do mundo.”

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2009/10, o Brasil produziu 605 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 33 milhões de toneladas de açúcar e 26 bilhões de litros de etanol.

Unica



Marcadores: cana-de-açúcar, cana, açúcar, etanol, etanol celulósico, bioeletricidade, açúcar, biorrefinarias, biocombustíveis, bioplásticos,