Biocombustíveis

Cartilha 'Palma Sustentável' ganha versões em inglês e espanhol

Tuesday, 20 de July de 2010

Cartilha 'Palma Sustentável' ganha versões em inglês e espanhol

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de lançar as versões em inglês e em espanhol da cartilha do Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo no Brasil.
Ancorada no princípio da sustentabilidade, a cartilha objetiva ordenar a expansão da cultura, garantir a competitividade do setor com investimentos em pesquisa e aumentar a renda de agricultores familiares.  O projeto institui, também, o Zoneamento Agroecológico para a cultura.
"A divulgação desse trabalho em outros idiomas é de grande relevância, dado o contexto internacional em que o óleo de palma está inserido. É uma forma objetiva de demonstrar os compromissos e ações do governo brasileiro para garantir a sustentabilidade relacionada à expansão da cultura, especialmente no que se refere ao desmatamento e proteção da biodiversidade", afirmou o coordenador-geral de Agroenergia do Ministério, Denilson Ferreira.
O óleo de palma, mais conhecido no Brasil como "dendê", é o mais produzido e utilizado pela indústria alimentícia em todo o mundo.
É considerado o melhor substituto para gordura trans, por ser rico em vitaminas A e E, além de ser recomendado como complemento nutritivo para populações de baixa renda. Também está presente nos produtos de higiene e limpeza, lubrificantes. E tornou-se uma das matérias-primas para a produção de biodiesel.
A publicação pode ser acessada na página do Ministério, no ícone Cana-de-Açúcar e Agroenergia, ou pode ser baixada nos endereços indicados abaixo:

Versão em Português (7,5 Mb - PDF)
www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arqui
vos_portal/livreto_palma.pdf

Versão em Espanhol / Español (3,6 Mb - PDF)
www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arqui
vos_portal/LIVRETO_Espanhol_27_05.pdf

Versão em Inglês / English (3,5 Mb - PDF)
www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arqui
vos_portal/LIVRETO_Ingles_27_05.pdf



Marcadores: biocombustíveis, biodiesel, dendê, óleo de palma, Amazônia, sustentabilidade