Biocombustíveis

Etanolduto da Petrobras sai do papel em 2011

Wednesday, 14 de July de 2010

O projeto do etanolduto da Petrobras, que recebeu Licença Prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), começará a ser contruído no segundo semestre de 2011. O comprimento do primeiro trecho será de 542 km.
O etanolduto terá capacidade de transporte de até 12,9 bilhões de litros de etanol por ano. O investimento estimado para a implantação da linha é de US$ 1,1 bilhão, de acordo com a Petrobras.
A estatal afirma que a licença confirma a viabilidade ambiental do projeto, realizado pela PMCC Projetos de Transporte de Álcool S.A, formada em parceria entre a Petrobras, Mitsui&Co. e Camargo Corrêa S/A. O trecho da primeira fase será iniciado em Uberaba, Minas Gerais, e seguirá por outras 33 cidades de São Paulo. Chegará ao Vale do Paraíba, onde será interligado aos dutos já existentes na direção da capital, do litoral e do Rio de Janeiro.
A obra beneficiará o transporte de etanol de todo o Centro-Sul, que abrange as regiões produtoras no Centro-Oeste e Sudeste e chega aos centro consumidores de São Paulo e Rio de Janeiro. Com esta construção, haverá a redução dos custos de exportação ao mesmo tempo em que a Petrobras passa a agir com mais atenção ao etanol.

Diário da Manhã, Goiânia



Marcadores: etanol, biocombustíveis. etanolduto, alcoolduto