Biocombustíveis

Usina Virtual agora está disponível também na web

Monday, 05 de July de 2010

Usina Virtual agora está disponível também na web

A Usina Virtual, ferramenta multimídia concebida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) que mostra passo a passo o processo produtivo da cana-de-açúcar, agora pode ser visualizada também na web. Criada principalmente para uso em eventos e apresentações, a Usina foi lançada em maio de 2010. Composta por nove segmentos, a Usina Virtual pode ser navegada por fases, com os segmentos sendo executados na ordem desejada pelo usuário, ou em sequência, como se fosse um vídeo.
A ferramenta permite ver toda a operação de perto, o que é fundamental para que a pessoa entenda com clareza como funciona o setor sucroenergético. Mas as usinas ficam longe das principais cidades e nem todos os visitantes tem tempo de fazer a viagem. A Usina Virtual dá a oportunidade de mostrar um bom resumo do que a pessoa veria, se pudesse ir a uma usina.
As fases apresentadas pela Usina Virtual começam antes mesmo da chegada da cana à usina, mostrando o desenvolvimento de novas variedades, o plantio, a colheita e os testes de laboratório realizados quando a cana é entregue. Após as fases industriais, que incluem a moagem, a produção de etanol, açúcar e bioeletricidade, as últimas fases apresentam a entrega de produtos finais e o dia-a-dia dos trabalhadores das diferentes áreas de uma usina.
Tanto no Brasil quanto no exterior, a Usina fez sucesso. Em Bruxelas, os visitantes da Green Week conheceram a novidade ao passar pelo estande da Unica. "Com a Usina Virtual, conseguimos levar a experiência de uma verdadeira visita a usina, sem ter que deslocar as pessoas até o Brasil," comentou Ana Aguiar, da equipe da Unica na União Europeia.
A Usina Virtual está disponível em versões narradas em português e inglês no site da Unica, e também no site da campanha SweeterAlternative, produzida pela Unica nos Estados Unidos para promover o livre comércio de biocombustíveis no mundo e especificamente o fim da tarifa imposta ao etanol importado pelos EUA.
Além da internet, a Usina Virtual poderá ser vista nos próximos eventos dos quais a Unica vai participar. A Usina também vai chegar a salas de aula, como parte do "Estudo Municípios Canavieiros", em escolas municipais de 100 municípios nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Usina Virtual foi produzida para a Unica pela TV1 Vídeo de São Paulo, empresa do Grupo TV1 de Comunicação. O projeto tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

União da Indústria de Cana-de-Açúcar



Marcadores: cana-de-açúcar, cana, colheita mecanizada, etanol, biomassa, palha, bioeletricidade, sustentabilidade