Biocombustíveis

Se todos os carros fossem elétricos, morreríamos amanhã por causa de chuvas ácidas

Saturday, 24 de March de 2018

Se todos os automóveis que se encontram em circulação atualmente fossem substituídos por veículos elétricos, “amanhã morreríamos por causa de chuvas ácidas”, adverte o físico russo e presidente do Instituto Kurchátov, Mikhai Kovalchuk.

“Quanto aos veículos elétricos, temos que entender que há um grande engano“, assegurou o cientista em uma mesa redonda no Instituto Kurchátov, em Moscou.

Segundo explicou Kovalchuk, se todos os automóveis que circulam pela Terra passassem amanhã para eletricidade, “a capacidade de gerar eletricidade teria que ser triplicada“, o que é “impossível”. “E mesmo que conseguíssemos, amanhã todo mundo morreria por conta das chuvas ácidas, já que estariam queimando carvão”, assegurou.

A chuva ácida é um fenômeno que se manifesta quando a umidade do ar se une a óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e outros contaminantes emitidos ao se queimar carvão ou outros combustíveis fósseis para produzir energia elétrica.

Neste contexto, Kovalchuk fala da importância de desenvolver tecnologias amigáveis com a natureza em vez de energia alternativa, ou seja, dispositivos que consumam energia em quantidades comparáveis às que consomem os animais e plantas.



Marcadores: