Biocombustíveis

40 anos do ProÁlcool e futuro do etanol serão temas de debate no Congresso Nacional da Bioenergia

Friday, 06 de November de 2015

40 anos do ProÁlcool e futuro do etanol serão temas de debate no Congresso Nacional da Bioenergia

Os 40 anos do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), celebrados em todo o Brasil neste mês de novembro, e o futuro do etanol serão temas de dois debates que ocorrerão na programação do 8º Congresso Nacional da Bioenergia, nos dias 11 e 12 de novembro, no campus do UniSalesiano em Araçatuba/SP.

O Congresso Nacional da Bioenergia é realizado pela Udop em parceria com a STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da Udop. O Congresso tem ainda o apoio institucional daAlcopar, BioSul, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético eUnisalesiano.

O primeiro painel de debate, que acontece às 14h50 do dia 11 de novembro, terá como tema “ProÁlcool – 40 anos de lutas e conquistas”. Moderado pelo presidente da ABAG, Luiz Carlos Corrêa Carvalho atuarão como debatedores Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura de SP; Celso Torquato Junqueira Franco, presidente da UDOP; Jacyr Costa Filho, Diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos; Ismael Perina Júnior, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura; Maurílio Biagi Filho, presidente do Grupo Maubisa; e Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria.

Na sequência ocorrerá outro debate, desta vez com o tema “Qual será o futuro do etanol?”, com a participação do presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha; do secretário de Transportes de SP, Duarte Nogueira; do diretor da Datagro Consultoria, Guilherme Nastari; do vice-presidente de Pessoas, Sustentabilidade & Comunicação do Grupo Odebrecht Agroindustrial, Genésio Lemos Couto; do presidente da Copersucar, Luís Roberto Pogetti; além dos convidados Aldemir Bendine, presidente da Petrobras e Kátia Abreu, Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Os debates fazem parte da programação da Sala de Comunicação e já se tornaram ponto alto do evento, já em sua oitava edição e que a cada ano reúne profissionais de níveis diretivo, gerencial e técnico de usinas de vários estados; prestadores de serviço em diversas áreas do setor bioenergético; fornecedores de cana-de-açúcar; profissionais de empresas de insumos, equipamentos, consultoria e serviços.

Na edição de 2014 mais de 1,3 mil congressistas, se dividiram em 12 salas temáticas com palestras e moderação de mais de 200 profissionais de renome de usinas/destilarias, entidades e instituições de ensino do Brasil e do exterior.

O Congresso já se transformou em referência no assunto “troca de experiências” entre os participantes, trazendo aos congressistas novos conceitos, tecnologias e sistemas de produção altamente aplicáveis ao dia a dia das usinas, divididos em 12 salas temáticas: Administrativa/Financeira; Agrícola; Biomassa e Novos Produtos; Comunicação; Controladoria, Planejamento e Custos; Direito do Agronegócio; Etanol de milho; Industrial; Mercado, Comercialização e Logística; Recursos Humanos; Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho; Tecnologia da Informação.

Para conferir a programação de cada uma das salas clique aqui. As inscrições já estão em curso, e podem ser efetivadas clicando aqui, ou no portal da Udop, no ícone UniUDOP/Congresso Nacional da Bioenergia. As associadas da UDOP terão direito a 17 cortesias isentas cada.

UDOP



Marcadores: