Biocombustíveis

RSB anuncia processo simplificado de certificação

Saturday, 22 de March de 2014

RSB anuncia processo simplificado de certificação

A Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) anuncia que as organizações certificadas Bonsucro podem ter agora acesso à certificação RSB por meio de um processo simplificado de auditoria para demonstrar conformidade, reduzindo tempo e custos.

Um estudo da RSB concluiu que os padrões de sustentabilidade RSB e Bonsucro têm uma sobreposição significativa em grande parte dos requisitos. Com o apoio da ISEAL Alliance, a comparação revelou que a cana-de-açúcar certificada pelo Bonsucro poderia ser considerada em conformidade com a maior parte dos doze Princípios e Critérios da RSB.

O padrão RSB possui requerimentos adicionais para Desenvolvimento Social e Rural e para Segurança Alimentar. A análise comparativa completa pode ser solicitada pelo e-mail: info@rsb.org.

A colaboração entre Bonsucro e RSB vai incentivar o desenvolvimento de vias para produção de biomateriais, aumentando a oferta de produtos sustentáveis derivados de açúcar, e de etanol para produtores de biocombustíveis e bioenergia.

"A RSB tem o prazer de trabalhar com a Bonsucro, uma vez que ela respeita as melhores práticas internacionais e tem uma abordagem genuína de mesa-redonda, que reúne indústria e sociedade civil para estabelecer seu padrão de produção sustentável de cana-de-açúcar", disse Rolf Hogan, Secretário Executivo da Roundtable on Sustainable Biomaterials. "A RSB visa a produção e o uso sustentável da biomassa para biomateriais, tais como biocombustíveis, bioenergia e bioplásticos. Padrões de sustentabilidade confiáveis, como o da Bonsucro, podem nos ajudar a alcançar esse objetivo."

"Estamos satisfeitos em trabalhar com a RSB, uma vez que isso reforça o papel de liderança do padrão Bonsucro na certificação de cana-de-açúcar: 3,66% da superfície mundial de plantações de cana-de-açúcar estão certificados pelo Bonsucro, o que equivale a quase 2,64 milhões de m³ de etanol certificado e 3,79 milhões de toneladas de açúcar certificado. A colaboração é também um sinal importante de como organizações afins e de credibilidade podem criar valor adicional aos seus beneficiários", disse Nick Goodall, Chefe Executivo da Bonsucro.

"O reconhecimento do padrão Bonsucro pela RSB é positivo para os dois padrões e oferece uma estrutura viável de cooperação entre dois sistemas de certificação", disse Karin Kreider, Diretor Executivo da ISEAL Alliance, a associação global para padrões de sustentabilidade. "isso também reduz os custos das organizações que estão atuando para a sustentabilidade em biomateriais, mostrando como os sistemas de certificação podem aumentar sua eficácia para promover esforços globais de conservação".

A Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) é responsável por um padrão global de sustentabilidade e um sistema voluntário de certificação, aplicados à produção de biomateriais.

O padrão RSB representa um consenso de mais de 100 organizações de todo o mundo, incluindo agricultores, indústrias, refinarias, governos, agências das Nações Unidas e ONGs. Ele foi concebido para garantir a sustentabilidade na produção de biomateriais, proporcionando ferramentas de fácil utilização para a indústria demonstrar conformidade. A certificação RSB valida a produção sustentável, incluindo redução de emissões de gases de efeito estufa, respeito aos direitos humanos, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos e a manutenção da segurança alimentar. A RSB é membro integral da ISEAL Alliance, que define códigos de boas práticas para as organizações que elaboram padrões.

A Bonsucro é uma organização multi-stakeholder global, sem fins lucrativos, dedicada à redução de impactos ambientais e sociais resultantes da produção de cana-de-açúcar, ao mesmo tempo reconhecendo a necessidade da viabilidade econômica. A Bonsucro associa seu nome a produtos ou processos que tenham sido certificados por uma certificadora independente como em conformidade com o padrão Bonsucro, sendo esse o primeiro padrão global métrico para cana-de-açúcar.

A ISEAL é uma organização não-governamental cuja missão é fortalecer os sistemas de certificação de sustentabilidade, para benefício das pessoas e do meio ambiente. Sua filiação é aberta a todos os padrões de sustentabilidade e organismos de acreditação que possuem abordagem multi-stakeholder e que demonstrem sua capacidade em atender ao Código de Boas Práticas da ISEAL e seus requisitos associado.

Press release RSB



Marcadores: