Biocombustíveis

Safra marca o fim da queima da cana em SP

Saturday, 22 de February de 2014

Os proprietários das lavouras de cana do estado deS. Paulodevem mecanizar 100% da colheita (em áreas mecanizáveis) até o final do ano, conforme o protocolo ambiental  assinado pelo setor com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 2007. Para as áreas não mecanizáveis, o prazo para o fim da queima é 2017.

Além disso, o protocolo prevê outras ações ambientais. As usinas obrigam-se a recuperar as matas ciliares, ao reuso da água, à proteção das nascentes de rios e àrestrição ao uso de agrotóxicos.

 

Segundo levantamento da Unica, o Estado de São Paulo tem 88,8% do total das lavouras de cana-de-açúcar já mecanizadas. Para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, esse número é menor, de 72,6% das lavouras.

Em algumas regiões do Estado, esse índice já ultrapassa os 80%. O setor investiu na compra de máquinas nos últimos cinco anos, ao mesmo tempo em que a indústria de colhedoras evoluiu na tecnologia da ferramenta.

Desde 2007, deixaram de ser queimados mais de 5,5 milhões de hectares de cana e de ser emitidos cerca de 20,6 milhões de toneladas de poluentes, segundo o Estado.



Marcadores: