Biocombustíveis

José Goldemberg toma posse como 'imortal' da Academia Paulista de Letras

Monday, 17 de February de 2014

José Goldemberg toma posse como 'imortal' da Academia Paulista de Letras

O físico José Goldemberg, ex-reitor da USP (1986-89) e professor honorário do IEA, ex-ministro do Meio Ambiente e Educação, e ex-secretário estadual do Meio Ambiente, em S. Paulo, tomou posse na Academia Paulista de Letras (APL) na quinta feira 13 de fevereiro de 2014.

Ele passa a ocupar a Cadeira nº 25 como membro efetivo, e sucessor de Tatiana Belinky (falecida em 15 de junho de 20131),  uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas.

A cerimônia aconteceu às 19 horas, no Teatro da APL e foi conduzida pelo Presidente da APL, Antonio Penteado Mendonça.

O novo Acadêmico José Goldemberg foi levado até a mesa de cerimônia pelos Acadêmicos Juca de Oliveira e Ignácio de Loyola Brandão. A mesa foi composta pelo Acadêmico José Pastore, que fez brilhante discurso de recepção, por Geraldo Alckmin (Governador do Estado de SP e Presidente de Honra da APL), pelo Presidente da APL, por José Renato Nalini (Secretário geral da APL e Presidente do Tribunal de Justiça de SP), por Dom Fernando Antonio Figueiredo (Bispo de Santo Amaro e 1º Secretário da APL) e pela escritora Lygia Fagundes Telles (imortalizada pelas Academias: Brasileira de Letras e pela Academia Paulista).

Estiveram também presentes à cerimônia os Acadêmicos: Paulo Bomfim, Luiz Carlos Lisboa, Ada Pelegrini Grinover, Eros Grau, Inácio de Loyola Brandão, Paulo Nathanael, Renata Palotini, Paulo Nogueira, Jose Fernando Mafra Carbonieri, Anna Maria Martins, Juca de Oliveira, Yves Gandra, Maurício de Sousa, Eros Grau e Ignácio de Loyola Brandão.

Após apresentações de todos os Acadêmicos presentes feita pelo Presidente da casa, José Renato Nalini leu o termo de posse, Dom Fernando Figueiredo entregou o diploma de Acadêmico e o Presidente de honra, Geraldo Alckmin colocou a "eglantina" no novo Acadêmico.

Amigos, família e convidados ilustres, como Marco Antonio Zago (Reitor da USP), Celso Lafer (Presidente da Fapesp), Marcelo Araujo (Secretário da Cultura), e Roberta Matarazzo (Presidente da AAMAC), também participaram do evento.

Informações e foto da APL



Marcadores: