Biocombustíveis

Congresso da ISSCT 2013 leva inovações do mundo acadêmico para a indústria

Friday, 28 de June de 2013

Congresso da ISSCT 2013 leva inovações do mundo acadêmico para a indústria

O Congresso da ISSCT contou, em seu 2º dia, com a apresentação de mais 70 trabalhos. Participantes brasileiros e estrangeiros assistiram ao que há de melhor em informação técnica e científica para o setor sucroenergético.

Segundo José Paulo Stupiello, Vice Presidente da 28ª edição do Congresso da ISSCT, o Congresso vem mostrando trabalhos objetivos e úteis para a indústria, com informações de todas as áreas. Ele também destacou como ponto forte do evento a integração entre a Feira e o Congresso.

“As apresentações estão gerando intensos debates nas salas, com troca de informações entre técnicos de diversos países produtores de açúcar e etanol, diz Raffaella Rossetto, Secretária-Tesoureira da STAB. Ela lembra que estão presentes inclusive empresas produtoras de açúcar de beterraba.

Nova coleção de germoplasma

Segundo Marcos Landell, Coordenador do Programa Cana do IAC (Instituto Agrícola de Campinas), um dos temas que surgiram durante as discussões técnico-científicas do Congresso é a possibilidade da criação de uma nova coleção mundial de germoplasma (banco genético) de cana, possivelmente no Brasil.

As duas existentes atualmente estão em Miami (EUA) e na Índia. O IAC é um dos participantes mais ativos do evento, com mais de 30 trabalhos, entre apresentações e pôsteres.

Landell destaca que o Congresso traz para a indústria informações que de outra forma ficariam apenas entre os pesquisadores acadêmicos. “Além disso, muitas vezes, as conversas que acontecem nos corredores e nos estandes são tão importantes quanto aquelas divulgadas nas apresentações”, diz Landell.

Etanol de 2ª Geração

O diretor executivo da Raízen, Antonio Alberto Stuch, apresenta no dia 26 de junho o projeto da empresa para a produção de etanol de 2ª geração no Congresso da ISSCT.

A apresentação é destaque da programação, pois o tema atrai bastante atenção dos participantes do evento. A Raízen, joint-venture formada entre Cosan e Shell, anunciou em 2013 que vai construir sua primeira unidade para a produção de etanol celulósico a partir do bagaço e da palha de cana.

ISSCT 2013 Expo

A exposição internacional de tecnologia para o setor sucroenergético, a ISSCT 2013 EXPO, é realizada simultaneamente ao Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), de 24 a 27 de junho, no Transamérica Expo Center em São Paulo. O evento conta com 150 expositoras, entre nacionais e internacionais.

De acordo com Flávio Castelar, o evento é uma ótima oportunidade para os técnicos e representantes de usinas de mais de 60 países, que participam do Congresso da ISSCT, tomarem contato com os serviços, soluções e produtos para a produção de açúcar, etanol e bioenergia apresentados pelas empresas brasileiras e estrangeiras.

Estado da arte da tecnologia sucroenergética do Brasil

Apla e Apex-Brasil promovem a participação de empresas do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution na exposição internacional de tecnologia ISSCT 2013 Expo.

A Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos) disponibilizam um espaço de negócios exclusivo para as 43 indústrias e empresas ligadas ao Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution.

As empresas podem receber e estabelecer contatos de negócios no ambiente, além de contar com os serviços e assessoria oferecidos pela Apla. A área é divida em dois espaços, Lounge e Center , onde as empresas dispõem de infraestrutura com suporte de recepcionistas e tradutores, e salas de reunião.

As empresas do Brazil Sugarcane Bioenergy Solution representam o estado da arte da tecnologia brasileira sucroenergética presente à ISSCT 2013 Expo.

“Muitas das empresas presentes aqui já vêm estabelecendo contatos com o público técnico estrangeiro desde o Congresso da ISSCT realizado na África do Sul, em 2007 e depois no México, em 2010, nos quais também participaram. O objetivo é estreitar ainda mais esse intercâmbio de tecnologia e incentivar a promoção de negócios”, afirma Flávio Castelar. Diretor executivo da Apla e responsável pela ISSCT 2013 Expo.

Serviço: Congresso e Exposição ISSCT 2013
Data: 24 a 27 de junho de 2013
Hora: Exposição: 9h às 19h; Congresso: 8h às 17h;
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro/SP
www.issct2013.com.br



Marcadores: cana-de-açúcar, etanol 2G, celulósico, bioeletricidade, germoplasma