Biocombustíveis

O 'caixeiro viajante' do etanol

Saturday, 08 de June de 2013

O 'caixeiro viajante' do etanol

Roberto Rodrigues, que esteve à frente do Ministério da Agricultura durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006, sempre foi um fervoroso defensor da agroenergia, da produção e comercialização de cana-de-açúcar e, em particular, do etanol nacional.

Conhecido pela agenda positiva que sempre buscou priorizar, ele será um dos homenageados, entre os sete “Pioneiros do Carro Flex”,ao final do Ethanol Summit 2013, marcado para os dias 27 e 28 de junho no Grand Hyatt Hotel de São Paulo.

“Rodrigues atuou como um verdadeiro ‘caixeiro viajante’ do setor ao lado do presidente Lula, sempre defendendo o etanol dentro e fora do País, sobretudo buscando criar novos mercados ,” explica Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) e organizador do Ethanol Summit.

Ele destaca a atuação de Rodrigues em um período estratégico e decisivo para o setor, que foi o lançamento do carro flex em 2003. “Era uma novidade e ninguém imaginava o sucesso que essa tecnologia teria mais tarde”, diz. O apoio do então ministro da Agricultura no momento em que o flex foi introduzido foi decisivo, conclui.

Foi também durante os três anos e meio em que Rodrigues atuou no Ministério da Agricultura que o setor sucroenergético iniciou um período de crescimento acelerado, que ajudou a viabilizar o sucesso e a expansão dos modelos flex no mercado brasileiro.

A escolha dos Pioneiros do Carro Flex se deu por decisão de um comitê do Conselho Deliberativo da Unica. Os sete escolhidos serão homenageados na Cerimônia de Encerramento do Ethanol Summit 2013, na sexta-feira, dia 28 de junho.

Atualmente, entre outros cargos, Rodrigues ocupa a coordenação do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP), além de ser Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas– Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas.

Unica



Marcadores: