Biocombustíveis

São Paulo vai sediar "Semana Mundial da Cana" em Junho de 2013

Saturday, 20 de April de 2013

São Paulo vai sediar "Semana Mundial da Cana" em Junho de 2013

De 24 a 28 de junho, o Brasil sediará os principais eventos do cenário mundial da indústria sucroenergética com a realização, na cidade de São Paulo, da 28ª edição do Congresso da ISSCT, a Exposição Internacional da ISSCT, o Ethanol Summit 2013 e o 4º Prêmio TOP Etanol

Duas das principais entidades do setor sucroenergético brasileiro, a STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), em conjunto com o Projeto AGORA, que reúne grandes empresas e entidades do segmento, e a Reed Multiplus, juntaram forças para promover a World Sugarcane Week (Semana Mundial da Cana-de-Açúcar).

A semana, entre os dias 24 e 28 de junho, contará com a realização de quatro grandes eventos, na cidade de São Paulo, que receberão público nacional e internacional representativo de toda a cadeia sucroenergético mundial: a 28ª edição do Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), a ISSCT 2013 EXPO, o Ethanol Summit 2013 e o 4º Prêmio TOP Etanol.

Em reunião realizada na sede da STAB Nacional, em Piracicaba, no dia 04 de abril, o presidente da entidade, José Paulo Stupiello, e o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, acertaram os detalhes do acordo, que mostra que as entidades que representam o setor sucroenergético brasileiro trabalham em conjunto para promover a imagem e o desenvolvimento do segmento.

Para Adhemar Altieri, a união aconteceu de forma natural e trará resultados positivos para a comunicação e atração de público qualificado para os eventos. “Estamos entrosados desde o início, quando foram decididas as datas para a realização dos quatro eventos. Entendemos que eles têm públicos em comum, apesar de focos distintos, e que seria importante ajustarmos as agendas para melhor atender o interesse dos visitantes nacionais e internacionais que estarão em São Paulo na mesma semana. O primeiro passo foi esse e agora colocamos no ar um site da World Sugarcane Week, que remeterá o internauta para as páginas específicas de cada evento”, explica o diretor de comunicação corporativa da UNICA.

O presidente da STAB Nacional, José Paulo Stupiello, destaca que a iniciativa de promover a World Sugarcane Week é fundamental porque unifica esforços das entidades representativas em busca de um fim comum: o fortalecimento do setor sucroenergético. “Acreditamos que temos que caminhar em conjunto, reunindo toda a cadeia do segmento, que é o que vai acontecer durante a semana. Teremos o público técnico do Congresso ISSCT, as grandes empresas na ISSCT 2013 EXPO, os empresários, formadores de opinião e representantes de governo no Summit, todos discutindo o desenvolvimento do setor”, afirma Stupiello.

O acordo trará benefícios para os visitantes, que terão condições especiais para poder participar de todos os eventos e facilidades logísticas, pois os congressos e exposição serão realizados em espaços de grande proximidade em uma mesma área da capital São Paulo, atendida por uma extensa e qualificada rede hoteleira e de serviços.

“Os mais conceituados cientistas, técnicos e especialistas mundiais participarão do congresso da ISSCT, que é a mais importante entidade mundial de tecnologia do setor canavieiro, agrícola e industrial. Tanto os profissionais brasileiros, como os internacionais terão o benefício da convivência, do desenvolvimento de relacionamentos e da troca de experiências, que com certeza, se intensificarão com esta iniciativa”, afirma Fernando Barbosa, diretor da Reed Multiplus, organizadora do evento e também da maior feira do setor sucroenergético a FENASUCRO - Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético e que este ano, completa a sua 21ª edição.

Segundo o executivo, a ISSCT 2013 EXPO contará com as principais empresas nacionais e internacionais fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva da cana de açúcar, que poderão na oportunidade, mostrar todo o seu potencial.

Congresso da ISSCT 2013 e ISSCT 2013 EXPO

Realizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Congresso da ISSCT 2013 deve receber mais de dois mil congressistas de todo o mundo. A programação inclui visitas técnicas às instituições de pesquisa e em usinas, das regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto, entre os dias 20 e 21 de junho, no Pré Congresso, e em empresas fornecedoras da agroindústria durante o Pós Congresso, que será realizado entre os dias 28 e 30 de junho. Esta etapa do programa abrangerá as áreas agrícola e industrial e servirá para os participantes conhecerem equipamentos e soluções para o setor sucroenergético.

A ISSCT 2013 EXPO será realizada entre os dias 24 a 27 de junho e contará com 150 empresas nacionais e estrangeiras, fornecedores de tecnologia para a produção de açúcar, etanol e bioenergia.

Data: 24 a 27 de junho de 2013

Hora: Exposição: 9h às 19h;

Congresso: 8h às 17h;

Local: Transamérica Expo Center

Ethanol Summit 2013

Lançado em 2007 pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e realizado a cada dois anos, o Ethanol Summit é um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar. A exemplo das edições anteriores, no Ethanol Summit 2013, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, representantes destacados da indústria, academia e diferentes esferas governamentais de todos os continentes vão convergir no Brasil - o país que realizou o mais bem sucedido projeto de substituição, em escala comercial, de um combustível fóssil por outro renovável - para uma série de painéis e sessões plenárias, ampliando e contribuindo para o avanço de temas fundamentais para a agenda energética mundial. Serão quatro plenárias, cerimônias de abertura e encerramento, e 15 painéis em cinco salas temáticas simultâneas: Sustentabilidade, Mercados & Investimentos, Tecnologia & Mobilidade, Políticas Públicas e Futuro.

Data: 27 e 28 de junho de 2013

Local: Grand Hyatt São Paulo


4º Prêmio TOP Etanol

O Prêmio TOP Etanol tem como objetivo distinguir trabalhos e seus autores em temas relativos à agroenergia e meio ambiente, bem como personalidades que tenham contribuído de forma acentuada para o setor nas modalidades de Jornalismo, Trabalhos Acadêmicos, Fotografia e Inovação Tecnológica. O Prêmio é uma iniciativa do Projeto AGORA, que reúne empresas de toda a cadeia sucroenergética – da pesquisa genética ao setor automotivo, passando por siderurgia, agroquímicos, equipamentos e máquinas, o sistema financeiro, logística e distribuição. Os atuais parceiros do Projeto AGORA são as associações de produtores de etanol, açúcar e bioeletricidade de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco e São Paulo, a Organização dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), e as empresas Basf, Dedini, FMC, Monsanto e Syngenta.

Data: 27 de junho

Local: Grand Hyatt São Paulo


Saiba mais detalhes sobre os eventos no site www.semanamundialdacana.com.br

Unica



Marcadores: