Biocombustíveis

Clima favorece crescimento da cana de açúcar no Centro-Sul

Saturday, 20 de April de 2013

Clima favorece crescimento da cana de açúcar no Centro-Sul

Os canaviais da região Centro Sul este ano apresentam melhores condições do que aquelas observadas no mesmo período de 2012. Clima favorável na fase de crescimento da cana é a principal razão para esta condição.

Chuvas em quantidades maiores do que a normal histórica durante Março/13 e início de Abril/13 irão impactar positivamente a disponibilidade de cana a ser moída a partir do meio da safra. Datagro Crop Survey aponta que a boa qualidade da cana no Estado de São Paulo resultará em aumento significativo no rendimento agrícola, especialmente se comparado à safra anterior.

No entanto, as chuvas resultaram também em atraso do início das operações de colheita para algumas usinas, enquanto outras apenas interromperam a colheita mecanizada nos primeiros 10 dias de Abril/13.

Esta precipitação acima do normal impactou negativamente também o programa de plantio de 18 meses, que foi interrompido diversas vezes durante Março/13 e Abril/13. Se as chuvas persistirem, o perfil do plantio poderá mudar de 18 meses para 12 meses, impactando a próxima safra.

A cana colhida no início da safra tem apresentado bom potencial produtivo, mas contém níveis de umidade acima do normal, reduzindo expectativas quanto a ATR para o primeiro quarto da safra. Muitos produtores estão aguardando resultados de maturadores em uma tentativa de aumentar a concentração de açúcares.

Chuvas intensas no início das operações de moagem estão também impactando não só os níveis de ATR, mas também a quantidade de impurezas vegetais colhidas, causando perda industrial pelas fibras processadas.

Em geral, doenças e infestações estão sob controle. Enquanto a presença de cigarrinhas está decaindo, o nível de infestação de broca está crescendo. Ervas daninhas são também preocupantes no cenário atual, já que competem com a cana pela água e nutrientes do solo.

Área plantada cresce para 7,6 mi de hectares

A área de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, deve alcançar 7,6 milhões de hectares na safra 2013/14, de acordo com estimativa da Canaplan consultoria.  Nas últimas duas safras, a área ficou estagnada, em virtude do processo elevado de renovação dos canaviais, de acordo com Luiz Carlos Correa Carvalho, sócio da consultoria. ´Nessa safra, haverá uma expansão do canavial, com uma renovação menor´, disse.

Ainda segundo Correa Carvalho, a colheita mecanizada na safra 2013/14 chegará a 87% das lavouras ante 83% na safra passada e 46% em 2008/09, quando o processo de colheita mecânica passou a ser mais intensivo na região por restrições ambientais à queima da palha.

O sócio da Canaplan acrescentou, ainda, que as chuvas desde meados do ano passado ajudaram a metade final da produção 2012/13 e devem melhorar a colheita nesta safra. ´Neste ano a melhoria é realmente impressionante. Mas ainda há incertezas para a safra, como o clima, o florescimento, as próprias chuvas e a possibilidades de geadas´, salientou.

Agência UDOP



Marcadores: