Biocombustíveis

Produção comercial de etanol de segunda geração tem meta para 2015

Thursday, 04 de April de 2013

Produção comercial de etanol de segunda geração tem meta para 2015

A Petrobras Biocombustível trabalha para otimizar cada vez mais a produção de etanol de segunda geração e cumprir a meta de produção comercial a partir de 2015. A afirmação é do gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, durante a 9ª edição do Sugar & Ethanol Brazil 2013, em São Paulo (SP). O executivo integrou o painel Avaliação de Modelos de Negócios e Tecnologias para a Produção de Etanol de Segunda Geração a Custos Competitivos.

O gerente destacou que a tecnologia do etanol de segunda geração, feito a partir do bagaço de cana, já é uma realidade. "O projeto está em fase de detalhamento de engenharia. Estamos certos de que esse novo produto estará disponível para abastecer o mercado nacional de biocombustíveis".

O diferencial desta nova geração de combustíveis renováveis é o aproveitamento de bagaço de cana que permite um aumento em 40% da produção de etanol na mesma área de plantio de cana. Noschang explicou ainda que a unidade está sendo projetada para ter uma produção mais eficiente e com preço competitivos.

As pesquisas da tecnologia do etanol de segunda geração iniciaram em 2004 no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e avançaram ao longo dos anos. No ano passado, a Petrobras movimentou 40 minivans durante a Rio+20, transportando 8 mil conferencistas, e recebeu o Prêmio Brasil Ambiental 2012 na categoria "Inovação".

Agência Petrobras



Marcadores: