Biocombustíveis

Embrapa realiza seminário sobre produção de sorgo sacarino para bioetanol

Wednesday, 15 de August de 2012

Embrapa realiza seminário sobre produção de sorgo sacarino para bioetanol

A Embrapa vai realizar nos dias 20 e 21 de setembro, em Ribeirão Preto, o Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol. As pré-inscrições já estão abertas  Entre outros, os objetivos são discutir soluções para os gargalos técnicos, tanto agroindustriais como logísticos, que ainda dificultam a expansão dessa cultura agrícola em complemento à cana-de-açúcar para produção de etanol e articular PPPs (parcerias público privadas) para atuação nesse mercado.

As discussões ocorrerão dentro de duas agendas diferentes: tecnológica e estratégica. Pesquisadores, representantes de empresas privadas e de entidades do governo estão entre os participantes do seminário, que será realizado em Ribeirão Preto por conta do destaque da cidade e da região na produção de etanol.

Sorgo sacarino

O sorgo sacarino tem potencial para produção de etanol, de maneira complementar à cana-de-açúcar, tradicionalmente utilizada no Brasil para esse fim. As usinas de produção de etanol ficam ociosas durante parte do ano, o que acaba ocasionando aumento no preço do combustível. O sorgo pode movimentar as instalações das usinas justamente quando não há cana no mercado.

Entre os pontos importantes na produção de sorgo sacarino para etanol, a Embrapa destaca cinco: a época de semeadura; o uso de sementes com altos percentuais de vigor e de germinação; o espaçamento e a densidade da semeadura; a fertilidade do solo; e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

O evento é direcionado a alguns setores, como empresas que atuam no mercado de etanol e agentes financeiros. A coordenação do seminário está a cargo de André May, Evandro Mantovani, Frederico Durães, José Heitor Vasconcellos, Rafael Parrella, Robert Schaffert e Sidney Parentoni, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3027-1323 ou pelo e-mail
eventos@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo



Marcadores: