Biocombustíveis

Indústrias sucroenergética e de plásticos são temas de cursos

Saturday, 28 de January de 2012

Indústrias sucroenergética e de plásticos são temas de cursos

Indústria sucroenergética

Estão abertas até 24 de fevereiro as inscrições para a Especialização em Gestão Industrial Sucroenergética. Promovida pelo Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural, do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, a atividade será realizada em Sertãozinho (SP).

O curso de especialização MTA (Master of Technology Administration) em Gestão Industrial Sucroenergética é o primeiro no Brasil e o único no mundo com esta ênfase. O objetivo é capacitar pessoas que atuam ou que pretendam atuar no setor produtivo sucroenergético, proporcionando um aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças técnicas, econômicas, institucionais e sociais na área.

A Especialização visa também preparar administradores de empresas, engenheiros, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior, relacionada ao setor sucroenergético, a atuarem no gerenciamento das atividades, por meio das tecnologias e tendências, visando a qualidade e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

O MTA tem carga horária de 360 horas de aulas presenciais, e será oferecido em sábados alternados, com início no dia 3 de março. O corpo docente é formado em sua maioria pelos professores do CCA, renomados pesquisadores do antigo IAA/Planalsucar. No total, são oferecidas 50 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.mta.ufscar.br

O curso será realizado no Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (CEISE-Br), localizado na Avenida Marginal João Olésio Marques, 3.563, km 4, Centro Empresarial Zanini, Sertãozinho, (SP). Mais informações podem ser obtidas no site do curso ou pelos telefones (19) 3543-2614 e (19) 9787-4116.

Plásticos

O Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP), do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos.

A atividade é destinada a químicos, físicos, engenheiros mecânicos, engenheiros químicos, engenheiros de materiais e outros profissionais da indústria que atuam na área de plásticos e que necessitam de um conhecimento técnico-científico especialmente em materiais termoplásticos.

Serão oferecidas 20 vagas em cada um dos nove módulos do curso. Cada módulo terá duração de 24 horas e as aulas serão realizadas no campus São Carlos da UFSCar, com início em março. A Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar concederá certificado para os participantes que cursarem os nove módulos no período de dois anos.

Os interessados precisam fazer o download do formulário de inscrição pelo site do curso, www.dema.ufscar.br/nrpp/cursos, e enviá-lo para o e-mail fmfaro@power.ufscar.br

Mais informações sobre inscrição, valor do curso, dentre outras, podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8514 ou pelo e-mail fmfaro@power.ufscar.br

Universidade Federal de São Carlos



Marcadores: cana-de-açúcar, cana, etanol, biocombustíveis, indústria sucroenergética, plásticos, economia verde, sustentabilidade