Biocombustíveis

Programa de requalificação para cortadores de cana tem início em SP

Sunday, 21 de February de 2010

Programa de requalificação para cortadores de cana tem início em SP

Começam nesta segunda-feira, dia 22/02, os cursos voltados para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais que atuam no corte de cana. A proposta é preparar os trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar para outras funções dentro ou fora do segmento canavieiro.
São as primeiras turmas do Programa RenovAção, um dos maiores programas de requalificação profissional já implantado pelo setor sucroenergético no mundo. O programa é coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de cursos voltados para atividades dentro das usinas, o programa vai contemplar outros setores da economia, de acordo com as necessidades e oportunidades locais. O objetivo é oferecer uma formação de alta qualidade, de forma a responder a uma demanda do setor e da sociedade.
Em sua fase inicial, o programa beneficiará até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo.
Nesta primeira fase, serão oferecidos na região de Ribeirão Preto os cursos de Soldador, Eletricista de Trator, Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator. Já na região de Presidente Prudente a oferta será para os cursos de Motorista Canavieiro e Operador de Colhedora.

União da Indústria de Cana-de-Açúcar



Marcadores: cana-de-açúcar, cana, biocombustíveis, renováveis, sustentabilidade, sustentabilidade social