Biocombustíveis

UFSCar terá curso sobre gestão sustentável no setor sucroenergético

Wednesday, 13 de July de 2011

No mês de agosto terá início o curso “Gestão da Produção Sustentável no Setor Sucroenergético”, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana). A iniciativa tem o apoio institucional da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Este é o primeiro projeto de especialização voltado para profissionais de engenharia, administração, economia, biologia, sociologia e áreas afins. O objetivo é fornecer os conhecimentos necessários para a qualificação e reciclagem de profissionais para atuar no gerenciamento de questões ligadas à produção e sustentabilidade do setor sucroenergético.
"Existe uma carência de profissionais com essa formação multidisciplinar, assim acredita-se que o curso, pelo seu caráter inovador, pode em muito ajudar na capacitação de profissionais mais completos para atuarem no setor sucroenergético. Além de enfocar todas as etapas da produção agrícola e do setor industrial, também fornecerá as bases ecológicas e sociais da sustentabilidade," afirma o professor e coordenador do projeto, Luis Antônio Correia Margarido.
O curso terá duração de um ano e oito meses, totalizando 360 horas presenciais. As aulas acontecem aos sábados alternados e os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre os seguintes assuntos: “A cultura da cana-de-açúcar”; “Abordagem econômica do setor sucroenergético”; “O entorno da cultura da cana-de-açúcar”; “A indústria do setor sucroenergético” e “Abordagem sociológica do setor sucroenergético”.
A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gps@biocana.com.brou pelo telefone (17) 3522 9026.

Unica



Marcadores: cana-de-açúcar, cana, açúcar, etanol, bagaço, biomassa, bioeletricidade, biocombustíveis, bioplásticos, renováveis